Preços de locação e venda de imóveis comerciais caem no 1º trimestre

Os preços de locação dos imóveis comerciais fecharam o 1º trimestre em queda, segundo o índice FipeZap, que acompanha o mercado do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. De acordo com o levantamento, o preço médio do metro quadrado caiu 1,18% no acumulado nos 3 primeiros meses do ano, ao passo que os preços de locação recuaram 0,74%.

No acumulado nos últimos 12 meses, os preços anunciados de venda e de aluguel recuaram 3,19% e 6,90%, respectivamente. Descontada a inflação do período, de 4,57% (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE), os preços dos imóveis comerciais acumulam queda de 7,42% para venda e de 10,97% para locação.

O indicador acompanha o preço médio de conjuntos e salas comerciais de até 200 m² com base em anúncios da internet.

As maiores quedas foram registradas no Rio de Janeiro, com recuo de 6,31% nos preços para venda e de 13% nos preços para locação. Em São Paulo, houve baixa de 2,86% e 5,52% respectivamente.

Entre as 4 cidades pesquisadas, o Rio continua sendo o local com os imóveis comerciais mais caros para venda. Em março, o valor médio do m² foi de R$ 11.214, enquanto São Paulo segue com o preço mais caro de locação: R$ 45,35 o metro quadrado.

A pesquisa compara ainda o investimento em imóveis com uma alternativa considerada de menor risco, o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). O levantamento aponta que quem optou por imóveis tem registrado perdas desde 2015, em geral.

Segundo o estudo, em março os proprietários de salas comerciais locadas tiveram um retorno médio de 2% (resultado da combinação entre o recebimento dos aluguéis e da desvalorização dos bens), enquanto que o CDI rendeu 13,9%

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

 Av. Giovanni Gronchi 6195, 05724-003 conjunto 1912 São Paulo/SP 

  • LinkedIn Social Icon

© Copyrigh reserved  2018